Artrose! Dores articulares com o passar dos anos…


É comum ouvirmos falar que um idoso apresentando dores articulares, está com “reumatismo”. Mas reumatismo, na verdade, é um conjunto de diferentes doenças, sendo que a artrose (que também pode ser chamada de osteoartrose, osteoartrite ou doença articular degenerativa) é a mais comum entre os idosos.
A artrose acomete mais os indivíduos com o passar dos anos, sendo pouco comum antes dos 40 e mais freqüente após os 60. Aos 75 anos, cerca de 85% das pessoas apresentam alterações no RaioX ou sintomas da doença. As articulações mais frequentemente acometidas são as das mãos, joelhos, coxofemorais (a dor neste caso é sentida na virilha ou na região lateral do quadril) e coluna.
Ocorre um desgaste da cartilagem da articulação além de alterações ósseas como, por exemplo, os osteófitos, conhecidos como “bicos de papagaio”.
Trata-se de uma doença crônica que leva a uma incapacidade funcional progressiva. É uma das causas mais frequentes de dores músculo-esqueléticas e de incapacidade para o trabalho no Brasil e no mundo.
Mas, apesar dessa maior prevalência na terceira idade, é preciso entender que a doença não é sinônimo de envelhecimento! Se você está sofrendo com este problema, saiba que não está fadado a conviver com as dores por causa de sua idade! Existem diversas opções de tratamento que podem te proporcionar uma considerável melhora na qualidade de vida.
Além de diferentes tipos de medicamentos e cirurgias (indicadas em alguns casos), simples adaptações nas suas atividades diárias (adaptações ergonômicas) e exercícios físicos sob orientação adequada podem te ajudar a combater a doença.