Bebida alcoólica aumenta o risco de demência


Foi publicado recentemente, em uma respeitada revista da área médica “The Lancet”, um trabalho científico realizado na França com mais de 30 milhões de adultos com demência. Este artigo mostrou que o consumo crônico de álcool é o fator de risco evitável MAIS IMPORTANTE para o desenvolvimento de TODOS os tipos de demência, especialmente aquelas de início precoce (antes dos 65 anos).Dos mais de 50.000 casos de demência de início precoce, a maioria (57%) estava relacionada ao consumo de álcool.
Pela OMS (organização mundial de saúde), é considerado uso crônico de álcool o consumo médio diário de mais de 60 g de álcool por dia para homens e 40 g para mulheres.
Esta mesma organização estabelece que uma dose padrão contém aproximadamente 10 a 12 g de álcool puro, e equivale a uma lata de cerveja ou chope (330 ml), uma taça de vinho (100 ml) ou uma dose de destilado (30 ml). Ou seja, uma mulher que consome meia garrafa de vinho por dia e um homem que consome 180 ml de destilado, estão aumentando significativamente o risco de desenvolverem demência precoce.
Fique atento: o álcool mata mais de 2,5 milhões de pessoas por ano. Isso mesmo! Ele mata mais que obesidade e tabagismo… Previna-se! Evite o consumo excessivo!

MARQUE SUA CONSULTA COM NOSSA EQUIPE DE GERIATRIA E ESCLAREÇA TODAS AS SUAS DÚVIDAS SOBRE O ASSUNTO! (Contato  1138925642)