Dor de cabeça no idoso


A dor de cabeça (cefaleia) é pouco referida pelo idoso nos consultórios de geriatria, mas se o médico perguntar ativamente se ele apresenta esse sintoma, torna-se uma queixa bastante frequente.
Apesar de na maioria dos casos, tratar-se de dores de cabeça benignas(os tipos mais frequentes são as cefaleias primárias, nas quais a dor de cabeça é o próprio problema de base. Por exemplo: enxaqueca e cefaleia tensional), o idoso com cefaleia de início recente necessita de uma abordagem sistemática para pesquisar outras causas (as cefaleias secundárias). Neste segundo tipo, algum outro fator está causando a dor de cabeça no paciente. Como o idoso frequentemente utiliza múltiplas medicações  e apresenta outros problemas de saúde, é preciso tomar um cuidado especial com as cefaleias secundárias. Algums exemplos são: medicamentos, distúrbios vasculares, hematomas crônicos, isquemia cerebral, hemorragias, abscessos, meningites, encefalites, tumores primários e metastáticos, distúrbios metabólicos, glaucoma, problemas dentários… enfim, as possível causas são inúmeras e um bom geriatra  saberá investigar o seu caso!

MARQUE SUA CONSULTA COM NOSSA EQUIPE DE GERIATRIA E ESCLAREÇA TODAS AS SUAS DÚVIDAS SOBRE O ASSUNTO! (Contato  1138925642)