Osteoporose, quedas e fraturas


Conforme envelhecemos , perdemos gradativamente massa óssea e, com isso, a estrutura dos ossos se altera tornando-os mais frágeis e aumentando o risco de fraturas. Isto é a famosa OSTEOPOROSE (“osso poroso”). Ela provoca fraturas em 60% das mulheres e 30% dos homens com mais de 60 anos.
É durante a juventude que atingimos o pico de massa óssea! Nesta etapa, é essencial uma ingesta adequada de cálcio, vitamina D, exposição solar e prática de atividade física!! Assim, fortalecemos nossos ossos  para termos uma reserva que nos protegerá desta doença.
É natural que esta reserva vá diminuindo com o passar dos anos, mas alguns fatores aceleram este processo. São exemplos: tabagismo, alcoolismo, baixo peso, menopausa precoce, menstruação irregular, sedentarismo, história familiar e imobilidade. A osteoporose também pode estar relacionada a uma série de outras doenças e ao uso de alguns medicamentos (especialmente corticoides).
Além disso, se você é idoso, independente de ser portador ou não de osteoporose, saiba que é importantíssimo se prevenir de quedas. Como na maioria das vezes, elas ocorrem no ambiente doméstico , vale a pena conhecer algumas medidas simples que podem prevenir este mal: use tapetes fixos ao chão e não encere os pisos (onde houver tapetes soltos, prefira os emborrachados); prefira sapatos com antiderrapantes; mantenha a iluminação da casa adequada, além de pontos de luz em locais estratégicos como abajur ao lado cama e interruptor de luz na parte inferior e superior de escadas ; evite bagunça e objetos soltos no caminho; ajuste a altura da cama, sofás e armários; prefira banheiros com cores de piso e parede diferentes da pia e vaso sanitário.
A osteoporose é uma doença silenciosa, a maioria dos pacientes é assintomática e acaba procurando o médico apenas após complicações (fraturas). Sendo assim: é essencial a prevenção e o diagnóstico precoce!

MARQUE SUA CONSULTA COM O SERVIÇO DE GERIATRIA DO INSTITUTO BELCZAK DE ESPECIALIDADES MÉDICAS E ESCLAREÇA TODAS AS SUAS DÚVIDAS SOBRE O ASSUNTO
Contato (11) 3892-5642