Constipação Intestinal


Popularmente conhecida como intestino preso, trata-se de evacuações infrequentes associadas ou não à dificuldade de evacuar e endurecimento das fezes. É mais prevalente entre os idosos  e no sexo feminino. Na maioria dos casos, trata-se de constipação primária (funcional), ou seja: não há uma doença ou medicação que estejam prejudicando o seu intestino, é o funcionamento dele que não está adequado.
Mas também pode ser secundária a lesões intestinais (tumores obstrutivos por exemplo) ou mesmo distúrbios extraintestinais como Diabetes Mellitus, hipotireoidismo, depressão, lesão da medula espinhal, doença de Parkinson ou derrame (AVC) . Além disso, o quadro também pode ser efeito colateral de uma série de medicamentos  como analgésicos (opióides), antidepressivos (tricíclicos), antiácidos à base de alumínio, alguns anticonvulsivantes, anti-hipertensivos, sulfato ferroso e cálcio. Mas atenção: não suspenda nenhuma medicação por conta própria! Somente seu médico saberá avaliar o risco X benefício da suspensão/substituição dos seus medicamentos. Algumas medidas básicas no seu hábito de vida podem ajudar o funcionamento do seu intestino: faça exercícios físicos regularmente mantenha-se hidratado e ingira fibras. Se sua dieta é pobre em fibras o consumo de ameixas secas (12 unidades por dia) pode te ajudar! Outra opção mais BARATA é a ingestão de farelo de trigo (até 2 colheres por dia) que deve ser ingerido acompanhado de líquidos. Mas se você sofre com gases e/ou distensão abdominal, esta não é uma boa opção pois pode piorar estes sintomas.
Mais um dica: se possível, reserve um tempo regular para sentar-se ao vaso e tentar evacuar (preferencialmente após o café da manhã). Esta rotina pode ajudar a reeducar o funcionamento do seu intestino.
Mas se nenhuma dessas medidas resolveu seu problema, não desanime! Existem inúmeras opções terapêuticas que podem te ajudar! Seu gastroenterologista irá te orientar!
MARQUE SUA CONSULTA E ESCLAREÇA TODAS AS SUAS DÚVIDAS SOBRE O ASSUNTO! (Contato 1138925642)

PS: Atenção! se além da constipação, você também tem dor ou desconforto abdominal, você pode ser portador de síndrome do intestino irritável (neste caso, leia também nosso post sobre o assunto)