Já ouviu falar em cápsula endoscópica?


O intestino delgado (parte fina do nosso intestino) possui em média 7 metros de comprimento e é o principal responsável pela digestão e absorção dos alimentos. Quando realizamos os exames de endoscopia digestiva alta e colonoscopia, conseguimos acessar apenas poucos centímetros dele. Desta maneira, antes do desenvolvimento da cápsula endoscópica, o diagnóstico de doenças que acometem este órgão era prejudicado devido às limitações dos exames disponíveis até então.
Neste exame, o paciente ingere uma cápsula (de aproximadamente 2,5 a 3 cm) com água e a mesma progride naturalmente pelo tubo digestivo realizando fotografias (2 fotos por segundo ). As imagens são captadas por sensores fixados à pele e retransmitidas para um sistema de gravação embutido em um cinturão que é colocado no paciente. Após deglutir a cápsula o paciente é liberado e orientado a retornar após 8h para que o equipamento acoplado neste cinturão seja retirado e o arquivo seja transferido para um computador onde será avaliado por um médico especialista. A cápsula é eliminada naturalmente pela evacuação e desprezada.
Este exame é extremamente confortável para o paciente e, mesmo que você tenha dificuldade para deglutir comprimidos, é possível passar a cápsula por endoscopia
Existem também no mercado, cápsulas endoscópicas para esôfago e cólon. Estas têm funções e características diferentes das citadas neste post.

MARQUE SUA CONSULTA COM NOSSA EQUIPE DE GASTROENTEROLOGIA E ESCLAREÇA TODAS AS SUAS DÚVIDAS SOBRE O ASSUNTO! (Contato 1138925642)