O isolamento social e a saúde do idoso


Decorrente de solidão prolongada em muitos idosos, o isolamento social tem sido associado a uma série de doenças mentais e físicas, tais como demência, doença de Alzheimer, depressão, transtornos de personalidade, adicções e suicídio. O isolamento também pode levar a um aumento da vulnerabilidade ao abuso contra idosos.

David Conn, psiquiatra geriátrico e vice-presidente da Coalizão Canadense para a Saúde Mental do Idoso, concorda que mais pesquisas sobre o isolamento de idosos são essenciais, já que esse isolamento muitas vezes acontece a portas fechadas e pode facilmente passar despercebido. “Nós tentamos alcançar as pessoas que estão isoladas, ou talvez com medo de sair de casa, medo de ir a um hospital ou clínica”, disse Conn. Ele explica que os idosos cronicamente isolados podem tornar-se facilmente depressivos e solitários. “Quando as pessoas estão deprimidas têm muito menos energia, menos interesse em manter relacionamentos com outras pessoas. Portanto, há uma tendência real para as pessoas deprimidas se isolarem. Muitas vezes, elas se afastam de familiares, tornam-se irritadas e negativas, de modo que se afastam naturalmente das pessoas”.

Os idosos frequentemente se isolam quando seus cônjuges, amigos ou parentes morrem ou ficam doentes, ou quando as crianças se afastam da família. A aposentadoria também pode levar ao isolamento, graças à diminuição das redes de apoio e dos papéis sociais desempenhados, explica Conn.

Segundo entrevistas com profissionais de saúde e idosos feitas para a pesquisa publicada na revista australiana Health Review, os idosos associam a interação social com a saúde em geral, descrevendo a saúde mental e social como inseparáveis, mais importantes ainda que a saúde física.

Assim, o geriatra deve perceber todo o contexto que pode interferir na saúde do idoso e até mesmo orientar quanto a necessidade de mais interações sociais.

MARQUE SUA CONSULTA COM O SERVIÇO DE GERIATRIA DO INSTITUO BELCZAK DE ESPECIALIDADE MÉDICAS E ESCLAREÇA TODAS AS SUAS DÚVIDAS SOBRE O ASSUNTO(Contato 1138925642)