Você realmente sabe quais são os sintomas da doença do refluxo gastroesofágico?


É muito comum os pacientes acreditarem que só têm refluxo gastroesofágico quando apresentam o sintoma de regurgitação (percepção do fluxo do conteúdo gástrico para a garganta ou boca). Outro sintoma típico dessa doença, que algumas vezes também é reconhecido pelos pacientes, é a pirose (frequentemente chamada de azia) que é a sensação de queimação na região central do peito e que pode irradiar para o pescoço ou para a parte mais alta da barriga.
No entanto, é preciso entender que você pode ter essa doença e não apresentar nenhum desses dois sintomas. Sim! Você pode ter tosse crônica, por exemplo, sem nenhuma outra manifestação e a causa ser a doença do refluxo gastroesofágico👀.
Seguem abaixo manifestações atípicas mais frequentes desta doença:
Tosse crônica
Rouquidão
Pigarro
Globus faríngeo (sensação de nó, aperto ou corpo estranho na garganta)
Asma (crises de falta de ar)
Distúrbios do sono (apnéia do sono por exemplo)
Pneumonias de repetição
Otite média (infecção do ouvido)
Sinusite crônica
Laringite crônica
Desgaste do esmalte dos dentes
Dor torácica não cardíaca (é isso mesmo! O paciente pode ter dor no peito parecida com um infarto e, na verdade, ser refluxo)

Se você apresenta qualquer um destes sintomas, já fez diversos exames para investigar outras doenças e ainda não descobriu a causa, um bom gastroenterologista vai poder te dizer se o refluxo é o responsável pelas suas queixas.

MARQUE SUA CONSULTA COM NOSSA EQUIPE DE GASTROENTEROLOGIA E ESCLAREÇA TODAS AS SUAS DÚVIDAS SOBRE O ASSUNTO! (Contato 1138925642)