Obesidade entre os idosos


A obesidade é uma doença crônica na qual ocorre um acúmulo excessivo de gordura corporal.
Em vários países do mundo  (incluindo o Brasil ), a obesidade é mais comum do que a desnutrição. O mesmo acontece entre os idosos!
É considerada um importante fator de risco para muitos outros problemas de saúde que, em muitos casos, são mais freqüentes exatamente nesta faixa etária: diabetes, pressão alta, derrame, infarto entre outros.
É bastante comum que os indivíduos, tanto em homens quanto em mulheres , ganhem peso com o avançar da idade (especialmente após os 50 anos). Todas as pessoas perdem massa muscular com o envelhecimento, mesmo aquelas fisicamente ativas. Sendo assim, mesmo que você mantenha o mesmo peso na balança, a proporção de gordura sempre aumenta em relação à quantidade de massa muscular. O maior acúmulo acontece geralmente na região abdominal, mas também acomete os músculos e órgãos internos.
Além do próprio processo de envelhecimento, hábitos do nosso estilo de vida atual contribuem para o aumento da obesidade entre os brasileiros. Sedentarismo e dietas inadequadas são os principais fatores associados à atual epidemia de obesidade no mundo.
A maneira mais simples de saber se você está obeso, é fazer o seguinte cálculo: divida o seu peso (em quilos), pelo quadrado da sua estatura (em metros) IMC = peso/altura ao quadrado. Se o valor for maior ou igual a 25kg/m2 você tem sobrepeso. Se for maior ou igual a 30kg/m2, você está obeso