Você sabe o que é dieta com baixo teor de FODMAPs?


Do inglês: Fermentable Oligosaccharides Disaccharides Monosaccharides and Polyols. São carboidratos mal digeridos pelo nosso trato gastrointestinal. Sendo assim, eles chegam em grande quantidade no cólon (parte final do nosso intestino) aumentando a osmolaridade e servindo de “alimento” para as bactérias já presentes nesta região (microbiota) fazerem a fermentação. Durante a fermentação elas produzem grande quantidade de gases.
Nesta dieta, o paciente restringe os alimentos com alto teor de FODMAPs (a lista não é pequena) e reintroduz aos poucos, tentando definir aqueles que causam sintomas.
Apesar da restrição inicial não ser fácil, o índice de melhora dos pacientes com síndrome do intestino irritável é bastante animador: mais de 70% respondem à dieta.
Além da dieta, algumas medidas simples podem diminuir sua quantidade de gases: evitar bebidas gaseificadas, mastigar adequadamente e fazer suas refeições com calma (isso evita aerofagia – deglutição de ar durante a ingesta de alimentos).
Quer ajuda para saber a lista de alimentos com alto e baixo teor de FODMAPs? Tem um aplicativo bem legal e gratuito da nutricionista @anapaulapujol que pode te ajudar: GUIA FODMAP 2018.
.
MARQUE SUA CONSULTA COM NOSSA EQUIPE DE GASTROENTEROLOGIA E ESCLAREÇA TODAS AS SUAS DÚVIDAS SOBRE O ASSUNTO! (Contato  1138925642)
.
#sindromedointestinoirritavel #lowfodmapdiet #fodmap#guiafodmap2018 #dieta #gases #institutobelczak #IBEM#institutobelczakdeespecialidadesmedicas #gastroenterologia#gastroenterologista #gastroemsaopaulo#gastroenterologistaemsaopaulo #endoscopista #endoscopiadigestiva#draemanuelevillelabelczak #manhaleve @mariacandidatv

 

Assista o vídeo sobre o tema:

 

VOCÊ SABE O QUE É DIETA COM BAIXO TEOR DE FODMAPs🧐?Do inglês: Fermentable Oligosaccharides Disaccharides Monosaccharides and Polyols. São carboidratos mal digeridos pelo nosso trato gastrointestinal. Sendo assim, eles chegam em grande quantidade no cólon (parte final do nosso intestino) aumentando a osmolaridade e servindo de “alimento” para as bactérias já presentes nesta região (microbiota🔬) fazerem a fermentação. Durante a fermentação elas produzem grande quantidade de gases. Nesta dieta, o paciente restringe os alimentos com alto teor de FODMAPs (a lista não é pequena 🤦‍♀️) e reintroduz aos poucos, tentando definir aqueles que causam sintomas.Apesar da restrição inicial não ser fácil, o índice de melhora dos pacientes com síndrome do intestino irritável é bastante animador: mais de 70% respondem à dieta👍👏👏.Além da dieta, algumas medidas simples podem diminuir sua quantidade de gases: evitar bebidas gaseificadas🥤, mastigar adequadamente e fazer suas refeições com calma⏳ (isso evita aerofagia – deglutição de ar durante a ingesta de alimentos).Quer ajuda para saber a lista de alimentos com alto e baixo teor de FODMAPs? Tem um aplicativo📱bem legal e gratuito da nutricionista @anapaulafujol que pode te ajudar: GUIA FODMAP 2018👈.MARQUE SUA CONSULTA COM NOSSA EQUIPE DE GASTROENTEROLOGIA E ESCLAREÇA TODAS AS SUAS DÚVIDAS SOBRE O ASSUNTO! (Contato 📞 1138925642)#sindromedointestinoirritavel #lowfodmapdiet #fodmap #guiafodmap2018 #dieta #gases #institutobelczak #IBEM #institutobelczakdeespecialidadesmedicas #gastroenterologia #gastroenterologista #gastroemsaopaulo #gastroenterologistaemsaopaulo #endoscopista #endoscopiadigestiva #draemanuelevillelabelczak #manhaleve @mariacandidatv

Geplaatst door Instituto Belczak de Especialidades Médicas op Zondag 29 juli 2018