Mau hálito (halitose)


Mesmo sendo tão ou mais comum que a dor de cabeça , a queixa de mau hálito não é tão frequente devido à fobia social (constrangimento). O portador de halitose raramente percebe o problema e acaba descobrindo quando é alertado por algum parente ou amigo.
47 a 90% dos casos se origina na cavidade oral  e frequentemente ocorre devido ao grande acúmulo de microrganismos que formam uma placa esbranquiçada no dorso da língua  (saburra lingual). Mas também pode estar associado a doenças periodontais, cáries, neoplasias bucais, etc…
Alguns medicamentos e alimentos também podem ser os responsáveis (p.e: alho, cebola, couve-flor, brócolis , repolho e alimentos gordurosos). Mas não pense que ficar sem comer é a solução, jejum prolongado também é causa de mau hálito.
Nas vias aéreas superiores, se destacam como causas de halitose: amigdalite, faringite, sinusite, adenoide, rinite e corpos estranhos nas fossas nasais.
Algumas doenças sistêmicas como insuficiência renal crônica, cirrose hepática e Diabetes Mellitus descompensada também podem causar halitose.
Apesar deste problema RARAMENTE ser gerado no trato gastrointestinal, tumores necrosados, processos obstrutivos do esôfago ou estômago e o divertículo de Zenker podem produzir odores desagradáveis.
O H. pylori (bactéria que coloniza o estômago de boa parte dos brasileiros) também é citado como um dos prováveis agentes causadores do mau hálito, mas ainda não se tem certeza de tal associação.
Mas atenção também existem duas outras entidades que poucas pessoas conhecem pseudo-halitose e halitofobia: o problema não existe, mas o paciente acredita tê-lo. Em alguns casos o paciente precisa inclusive de assistência psicológica.

MARQUE SUA CONSULTA E ESCLAREÇA TODAS AS SUAS DÚVIDAS SOBRE O ASSUNTO! (Contato  1138925642)