Esofagite Eosinofílica

esofagite eosinofílica

Você sente dificuldade de deglutir (disfagia) ou sente o alimento entalar (impactação alimentar)? Já ouviu falar em esofagite eosinofílica??  Trata-se de uma doença benigna, na qual o epitélio do esôfago é infiltrado por um tipo de célula chamado eosinófilo. É mais comum no sexo masculino e em pacientes com outras doenças atópicas como asma, rinite e dermatite. No paciente adulto, os sintomas mais comuns são exatamente disfagia e impactação alimentar. O diagnóstico é feito mediante endoscopia digestiva alta com biópsias de esôfago.
Mas atenção: a doença do refluxo gastroesofágico também pode dar sintomas semelhantes e apresentar eosinófilos na biópsia esofágica!!  Por isso, para ter certeza que você tem esofagite eosinofílica, é preciso primeiro tratar o refluxo e repetir as biópsias esofágicas para checar se a alteração se mantém.
Existem 3 modalidades de tratamento para a esofagite eosinofílica:
1. Dieta: pode ser baseada em testes alergênicos ou eliminando os 6 alimentos que mais comumente causam o quadro (leite, soja, trigo, ovo, amendoim, peixes/crustáceos). Neste caso, os alimentos vão sendo reintroduzidos aos poucos até identificar o responsável. Outra opção é a dieta elementar, pouco usada na prática por ser cara, pouco palatável precisando muitas vezes até usar sonda nasoenteral.
2. Medicações : corticóides (geralmente são usados os mesmos do tratamento da asma, mas o paciente deglute ao invés de aspirar)
3. Dilatação: alguns pacientes evoluem com estenose (estreitamento fixo) do esôfago e precisam realizar sessões de dilatação por endoscopia
Seu gastroenterologista saberá indicar qual o melhor tratamento para o seu caso.

MARQUE SUA CONSULTA COM NOSSA EQUIPE DE GASTROENTEROLOGIA E ESCLAREÇA TODAS AS SUAS DÚVIDAS SOBRE O ASSUNTO! (Contato 1138925642)